Ontem, após uma aula de Sociologia sobre E. Durkheim e Métodos Comparativos, foi nos apresentado a questão de Sociedade Orgânica e Sociedade Mecânica. A sociedade orgânica apresenta uma divisão entre indíviduo e sociedade, ambos convivem mutuamente (manifestações indíviduais), há muitas morais e existe a consciência de cada um. A sociedade mecânica cresce em um todo, deixando somente uma parte para o indíviduo (manifestações coletivas), há uma única moral prevalecente e a consciência é coletiva.
E depois dessa aula, peguei-me pensando: qual será que permanece hoje para nós?
De uma certa forma, a sociedade desenvolve a orgânica para alguns atos e a racionalidade. As pessoas tornam-se indívidualistas. E desenvolve também a mecânica nos momentos quando é interessante as pessoas fazerem o caos coletivo, quando as emoções afloram à pele e brota a raiva e intolerância, onde há anomia (falta de regras).
E em qual você encontra-se?
Se você vai num estádio e todos estão vaiando e xingando, você se vê disposto (a) à fazer o mesmo, isso chama-se sociedade mecânica. Se você é o juiz ofendido, precisa respirar e desenvolver a calma, isso é sociedade orgânica.
E, acima de tudo, qual é a que prevalece?
Oi, Samiroca!!!!!
ResponderExcluirNoSsA, eStOu GoStAndO dE vEr, vOcÊ PrEsTa mSm aTeNçÃo nAs AuLas....
kkkkkkkkkk
Arrasou no blog...Que orgulho!
Beijos e te gosto muitoooooooo!!!!!!
;D
Samira
ResponderExcluirO seu blog está bem legal.Como matei muitas das aulas de sociologia para fazer politica estudantil nos anos 80, vou recuperar muito do que perdi aqui no blog
José