textos de própria autoria, de própria vida. minha vida, sua vida, nossa vida.



quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Sociologia.

Ontem, após uma aula de Sociologia sobre E. Durkheim e Métodos Comparativos, foi nos apresentado a questão de Sociedade Orgânica e Sociedade Mecânica. A sociedade orgânica apresenta uma divisão entre indíviduo e sociedade, ambos convivem mutuamente (manifestações indíviduais), há muitas morais e existe a consciência de cada um. A sociedade mecânica cresce em um todo, deixando somente uma parte para o indíviduo (manifestações coletivas), há uma única moral prevalecente e a consciência é coletiva.
E depois dessa aula, peguei-me pensando: qual será que permanece hoje para nós?
De uma certa forma, a sociedade desenvolve a orgânica para alguns atos e a racionalidade. As pessoas tornam-se indívidualistas. E desenvolve também a mecânica nos momentos quando é interessante as pessoas fazerem o caos coletivo, quando as emoções afloram à pele e brota a raiva e intolerância, onde há anomia (falta de regras).
E em qual você encontra-se?
Se você vai num estádio e todos estão vaiando e xingando, você se vê disposto (a) à fazer o mesmo, isso chama-se sociedade mecânica. Se você é o juiz ofendido, precisa respirar e desenvolver a calma, isso é sociedade orgânica.
E, acima de tudo, qual é a que prevalece?

2 comentários:

  1. Oi, Samiroca!!!!!

    NoSsA, eStOu GoStAndO dE vEr, vOcÊ PrEsTa mSm aTeNçÃo nAs AuLas....

    kkkkkkkkkk

    Arrasou no blog...Que orgulho!

    Beijos e te gosto muitoooooooo!!!!!!

    ;D

    ResponderExcluir
  2. Samira

    O seu blog está bem legal.Como matei muitas das aulas de sociologia para fazer politica estudantil nos anos 80, vou recuperar muito do que perdi aqui no blog

    José

    ResponderExcluir

Outros dizem...