estamos às vésperas da comemoração de 50 anos da Revolução Cubana, sendo datada de 26 de julho de 1959, quando o movimento civil derruba o governo de Fulgencio Batista, tendo líder representativo Fidel Castro e emergindo um mártir, Che Guevara. É cortado relações com países capitalistas e surge um novo sistema governamental: Cuba Socialista!
49 anos depois...
Fidel se retira do poder por motivos de saúde e passa a presidência para seu irmão, Raul Castro. O mesmo começa uma nova abertura, sendo aberto a comercialização de produtos tecnológicos. Pretende novas reformas para os trabalhadores, sendo aumentado em 5 anos a aposentadoria, menos viagens internacionais à fim de cortar custos, abertura das lojas que serviam somente os turistas e novas reformas administrativas.
Bom, acredito que logo ele reabrirá Cuba para investidores estrangeiros, em vista da crise que agrava a situação do país, depois de três furacos esse ano. Será que, com o novo presidente americano, a relação Cuba-Eua mudará?! Será que Obama trará esperanças para Castro?
Será que isso seria trair a reforma socialista ou ele está pensando no melhor para os cubanos?
Vamos aguardar respostas...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Outros dizem...