O que constitui a personalidade do individuo?
Acredito que a personalidade não é algo que desenvolve com o individuo, mas se manifesta como estados de espírito, em momentos determinados. Se estivermos felizes é resultado do momento vivido. Ninguém nasce feliz ou não, mas permanece nessa situação decorrente de um fato que lhe traz graça.
Nenhum ser é algo, mas permanece. Ser é determinista por excesso. Mas, quando deixando os fatos na instância de momentaneidade, possibilitamos a vulnerabilidade do ser, convivendo com a não expectativa das coisas, que é o conceito de esperar pelo outro. As pessoas acostumaram a viver com os braços erguidos esperando por um ser que nunca viram, mas insistem em suas crença, realizando ações e dando júbilos à outro.
Não existe um ser que seja algo. Os românticos estão em estado de romance, o que é algo temporário. Talvez, Vinícius de Moraes tenha sido um dos poucos que estiveram nesse estado durante muito tempo. Suposto que, em outros estados, estava solteiro ou ainda à procura de um novo amor (casou 9 vezes e teve 5 filhos). Imagino que Vinícius tenha sido um poeta em tempo completo, estava sempre em estado de paixão.
Indagar sobre o que somos seria impor meu pequeno autoritarismo. A personalidade dessa pessoa que aqui vos fala, és preenchida por diversas instâncias de momentos. E, incrivelmente, constantemente, com um sorriso estampado na face.
Vivo meu estado de graça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Outros dizem...