textos de própria autoria, de própria vida. minha vida, sua vida, nossa vida.



sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

.eu e outras partes de mim.

"O que é que eu posso contra o encanto desse amor que eu nego tanto,
evito tanto e que no entanto volta sempre a enfeitiçar,
com seus mesmos tristes velhos fatos,
que num álbum de retratos eu teimo em colecionar".
.procurando na internet músicas que falem sobre 'mulher' para o projeto "Todas as Marias e Clarisses", fui indicada por uma professora à procurar por "mulheres+chico", e assim o fiz. muitas coisas apareceram, vários links sobre suas músicas e me chamou a atenção um ensaio de uma psicóloga analítica, Isabel Labriola, nesse link (http://www.salves.com.br/virtua/mulheres_em_chico.htm), onde ela faz uma análise das músicas de Chico Buarque referentes à mulher.
bom, preciso dizer que fiquei surpresa e inebriada com esse ensaio, suposto que fez me pensar sobre as músicas do Chico e de como canta com suas poesias os tesouros dos nossos sentimentos e sensações mais verdadeiras. Algo que a própria ensaísta afirma: "Podemos encontrar nas canções de Chico as personagens femininas que compõem variadas concepções sobre a mulher presentes na nossa cultura, da santa à puta, de um feminino submisso e passivo a um feminino masculino e ativo. A importância da obra do Chico, para além da sua beleza plástica e sonora, está nas tonalidades interpretativas que ele compõe para se relacionar com as variações do feminino, sugerindo sempre a autoridade de uma identidade para cada mulher".
ele transforma qualquer realidade de sentimentos e sentidos humanos em poesia. existe uma música do Chico para cada situação, desde amor que dilacera os sentidos:" Oh, pedaço de mim Oh, metade amputada de mim Leva o que há de ti Que a saudade dói latejada É assim como uma fisgada No membro que já perdi", do amor violento: " Eu encurralava Te dominava Te violava no chão Te deixava rota, morena Se eu fosse o teu patrão", do amor passado: " Apesar de você Amanhã há de ser outro dia. Ainda pago pra ver O jardim florescer Qual você não queria." e do amor vivido: "E pela minha lei A gente era obrigado a ser feliz E você era a princesa que eu fiz coroar E era tão linda de se admirar Que andava nua pelo meu país", entre outras tantas.
já ouvi pessoas dizerem que não gostam de Chico porque ele é burguês. ou que as músicas dele são muito românticas. alguém já parou para pensar que Chico deixa florescer em suas canções o lado feminino do seu eu? assim como qualquer pessoa possui dentro de si uma dualidade.
Chico canta o que qualquer mulher gostaria de ouvir, talvez por deixar-se sentir pelo seu lado mais feminino, sem alterar sua opção sexual.
Chico, me liga!
por Samira Nagib.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Outros dizem...